quarta-feira, 4 de novembro de 2015

2º Título Estadual 1907

Os Jogos- Fonte site oficial do Fluminense FC
Fluminense 5 x 0 A. A. Internacional
Local: Laranjeiras
Data: 05/05/1907
Juiz: Cruckshank
Gols do Flu: Oswaldo Gomes, J. Leal, E. Reidy, E. Etchegaray e Félix Frias (1 cada)
Fluminense 3 x 0 Botafogo
Local: Laranjeiras
Data: 02/06/1907
Juiz: Nicholas
Gols do Flu: Edwin Cox (3)
Fluminense 3 x 1 Paysandu
Local: Laranjeiras
Data: 16/06/1907
Juiz: Carl Waymar
Gols do Flu: Otávio Simonsen, Edwin Cox e Emílio Etchegaray (1 cada)
Fluminense x A. A. Internacional – WO a favor do tricolor
(A A. A. Internacional estava supensa pela Liga)
Fluminense 2 x 4 Botafogo
Local: Laranjeiras
Data: 22/09/1907
Juiz: Carl Waymar
Gols do Flu: Oswaldo Gomes (2)
Fluminense 2 x 0 Paysandu
Local: Laranjeiras
Data: 21/10/1907
Juiz: J. Mitchell
Gols do Flu: Hermano Simonsen e Emílio Etchegaray (1 cada)
 Clubes participantes: quatro
Campanha: 5 jogos, 4 vitórias, 1 derrota, 15 gols a favor, 5 contra com saldo positivo de 10 (incluindo o WO sobre a A. A. Internacional )
Artilheiro do Campeonato: Flávio Ramos (Botafogo) com 6 gols
Artilheiro do Fluminense: Edwin Cox com 4 gols
Presidente do Fluminense: Francis Walter


Na primeira fila: Victor Etchegaray, Anderson Williams Waterman (goleiro) e Walter Salmond. Na segunda: João Leal, Alberto Borgerth e Edgard Gulden. Na terceira: Alex Martins, Hermano Simonsen, Edwin Horácio Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias. Além deles, também foram campeões Oswaldo Gomes, Albert Victor Buchan, Octávio Simonsen e E. Reidy.


CAMPEONATO DIVIDIDO COM O BOTAFOGO

Fonte: Jornalheiros  de PC Filho
Após o último jogo, o Fluminense declarou-se campeão, com base na ata da resolução da LMSA, de 1º de maio de 1907, a qual transcrevo abaixo, ipsis litteris:
"Fica resolvido que na presente estação, quando se der empate no final dos campeonatos, em vez de ser jogado o desempate, tira-se a média dos goals entre os empatados, sendo declarado campeão o que melhor média apresentar."
O Botafogo não concordou, e propôs um jogo-desempate, que não estava previsto no regulamento. Obviamente, o Fluminense não aceitou a "solução alvinegra", pois já havia conquistado o título com todos os méritos. Vejamos: o Tricolor teve o melhor ataque e a melhor defesa do certame; e além disso foi melhor também na soma dos confrontos diretos contra o Botafogo (5 gols a 4).
Em 28 de outubro, um dia após o último jogo, foi realizada uma Assembléia Extraordinária, na qual a diretoria da LMSA - obviamente - declarou o Fluminense Campeão Carioca de 1907, pelo critério de desempate do goal average (média de gols). O Botafogo, descontente com a situação, protestou, e o tumulto resultante deu fim à reunião.
O impasse foi tamanho que a Liga acabou dissolvida. Em 29 de fevereiro de 1908, Fluminense, Botafogo, América, Paysandu, Rio Cricket e Riachuelo fundaram a nova Liga, com o mesmo nome (LMSA). No Campeonato de 1908, o Fluminense confirmou sua hegemonia no Rio de Janeiro, conquistando o certame novamente, desta feita de forma invicta. Em 1909, o Tricolor seria novamente campeão carioca invicto, conquistando o que é, até hoje, o único tetracampeonato da história do Rio de Janeiro.
Décadas mais tarde, em 1949, o grande compositor Lamartine Babo criou, em um só dia, os hinos populares que até hoje embalam as grandes torcidas cariocas. O primeiro verso da canção do Botafogo diz assim: "Botafogo, Botafogo, campeão desde 1910". Os hinos caíram imediatamente no gosto do povo carioca, incluídos aí os botafoguenses. Parece que Lamartine Babo e o povo carioca sabiam qual foi, de fato e de direito, o legítimo campeão carioca de 1907.
Em 1996, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, dirigida por Eduardo Augusto Viana da Silva, vulgo Caixa D'Água, público e notório desafeto do Fluminense, decidiu dividir o título de 1907 entre Fluminense e Botafogo. Aqui vai uma opinião pessoal: futebol se decide dentro das quatro linhas. Para mim, uma canetada num documento noventa anos depois não muda - jamais mudará - o resultado de um Campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário