quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Loja virtual do Fluminense: analisando o e-commerce da máquina tricolor

 Fonte Agência e-plus 08/07/2021

https://www.agenciaeplus.com.br/




                                                                                 TIAGO MORAES

Bacharel em Análise de Sistemas, Empreendedor e Apaixonado por tudo que envolve o varejo digital. Fundador e CEO da agência e-Plus, E-commerce e Marketing Digital.

As lojas de futebol dos clubes campeões do Brasil têm velocidade lenta ou moderada, de acordo com a ferramenta Page Speed Insights. Imagem: @freepik

Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores do blog da Agência e-Plus. Hoje lhes trago o último post da série “Lojas virtuais dos clubes de futebol que já foram campeões brasileiros”. Neste artigo final, apresento os principais pontos negativos e positivos de várias lojas de futebol como a do Palmeiras, Santos e Bahia, por exemplo.

Para quem não se lembra, essa série de artigos tem como finalidade proporcionar inspiração para empreendedores digitais que estão criando ou que pretendem criar um e-commerce de esportes. A ideia, desse modo, é que ao ler os posts desta série, esses empreendedores encontrem soluções para as suas próprias lojas.

Só para contextualizar, desde janeiro de 2021 até maio de 2022 eu analisei 17 lojas virtuais de grandes clubes de futebol do Brasil. Verifiquei a estrutura de departamentos e, além disso, usei as ferramentas Semrush e Google Page Speed Insights para observar tráfego, velocidade e outros parâmetros. 

Como se pode observar, esta lista conta com os 17 clubes que já foram campeões da série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em geral, essas lojas de futebol têm de fato tanto a estrutura quanto um conjunto de problemas muito parecidos. Continue lendo e saiba mais sobre isso!

LOJAS DE FUTEBOL BRASILEIRAS: ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS

Ao estudar as lojas de futebol brasileiras descobri que todas elas possuem uma estrutura de departamentos semelhante, isto é, há ao menos oito departamentos muito comuns na maioria delas, são eles:

  • Masculino
  • Feminino
  • Infantil
  • Acessórios
  • Uniforme
  • Treino
  • Elenco
  • Torcedor

Além disso, todas elas contam com a estrutura básica de loja virtual com painel “Minha Conta”, carrinho virtual e campo de pesquisa. Outros recursos como páginas de categorias, ala institucional e vários meios de pagamento, por exemplo, também estão presentes.

Um dos pontos positivos é que suas páginas de vendas geralmente têm boas imagens e sistema de zoom, além de preços e botão “Comprar” bem evidentes, conforme manda a Lei do E-commerce.

Ademais, ao analisá-las com a ferramenta Semrush pude constatar que a maioria dessas lojas de futebol não usa ou usa pouco tráfego pago. Com efeito, a maior parte das visitas que recebem provêm de tráfego orgânico.

Já que mencionei “visitas”, vale dizer também que as lojas de futebol cariocas são as mais visitadas. A campeã neste quesito foi a loja do Flamengo (1,7 milhões de visitas), seguida da loja do Botafogo (835 mil) e da loja do Fluminense (425 mil).

https://www.agenciaeplus.com.br/lojas-de-futebol-conheca-os-e-commerces-dos-clubes-campeoes-brasileiros/#:~:text=A%20campe%C3%A3%20neste%20quesito%20foi,do%20Fluminense%20(425%20mil).

SOBRE O FLUMINENSE

O Fluminense campeão da Taça Rio em 2020. Foto: Lucas Merçon / Fotos Públicas

Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores! Estou de volta com um novo post da série mensal sobre as lojas virtuais dos clubes de futebol que já foram campeões brasileiros. Pois desta vez eu vou lhes apresentar a loja virtual do Fluminense, a máquina tricolor carioca.

loja oficial do Fluzão conta com 5 departamentos:

  • Homem: produtos como tênis, calças, regatas e meiões, por exemplo;
  • Mulher: chinelos, shorts, camisas, vestidos, etc.;
  • Kids: tênis infantis, roupas baby, etc.;
  • Acessórios: bonés, bolas, livros, copos, itens para pet e muito mais;
  • Umbro: vestuário de jogo, treino e viagem, entre outros produtos.

  • A home page da loja virtual do FluminenseO e-commerce tricolor possui recurso para pesquisa, painel “Minha Conta” e carrinho virtual. Além disso, ele conta com ala de informações e suporte, várias formas de pagamento e um chat online para compras.Essa loja também tem formulário para captura de e-mails. Desse modo, o Fluminense consegue trabalhar o Topo de Funil, aumentando a base de leads de seu Funil de Vendas. Isso, de fato, é muito importante para converter clientes em médio e longo prazo.Seja como for, logo em seguida você ficará por dentro de alguns números da loja do Flu. Pois continue lendo!
  • NÚMEROS DA LOJA VIRTUAL DO FLUMINENSE
  • Para analisar a loja online do Fluminense eu recorri às ferramentas Semrush e Page Speed Insights. Confira agora os resultados!

  • Semrush

    A loja online do Fluminense obteve quase 425 mil visitas no mês de maio de 2021, as quais foram feitas por pouco mais de 187 mil visitantes únicos. De acordo com a tabela que mostro adiante, houve um aumento de 29,42% no número de visitas em relação ao mês anterior.


  • A loja virtual do Fluminense, conforme análise da Semrush

    Observe, na tabela, que cada visitante passou em média 6 minutos e 56 segundos dentro do e-commerce do Flu. Ademais, cada um desses visitantes acessou entre 2 e 3 páginas da loja.

    De todo o tráfego que a loja virtual do Fluminense recebeu em maio, 1,2M proveio das buscas orgânicas. Contudo, a Semrush não encontrou dados sobre tráfego pago. Ou seja, não é possível saber o quanto o Fluminense tem usado de links patrocinados para gerar visitas em seu e-commerce.

    Ainda acerca das buscas orgânicas, a Semrush nos indica que as palavras-chave pesquisadas pelos consumidores que chegam à loja do Fluminense são principalmente “fluminense”, “fluminense football club escalacao”, “loja oficial do fluminense online” e “camisa do fluminense”.

  • Page Speed Insights

    A análise com a ferramenta Page Speed Insights expõe que o e-commerce do Fluzão é lento no mobile e moderado no desktop. No primeiro ele pontou “19” e no segundo “58”. A escala Page Speed vai de 0 (ruim) a até 100 (ótimo).

    O e-commerce do Flu, de acordo com análise da Page Speed Insights

    Conforme esta ferramenta, para que a loja online do Flu seja mais ágil é necessário usar imagens em tamanho adequado e em formato de última geração. Além disso, é preciso adiar as imagens fora da tela e eliminar recursos que impedem a renderização, entre outras providências.

    Esta é, enfim, a análise do e-commerce do Fluminense. Aproveito a oportunidade para solicitar que você se inscreva aqui no blog da agência e-Plus por meio do formulário disponível nesta tela. Receba, então, as nossas atualizações por e-mail. Desse modo, fique de olho nas próximas análises!

  • https://www.agenciaeplus.com.br/loja-virtual-do-fluminense-analisando-o-e-commerce-da-maquina-tricolor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário