quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Fluminense entra no Top 5 de clubes brasileiros com mais lojas próprias em 2022

 

Com aumento de lojas oficiais e produtos licenciados, Fluminense se destaca no mercado varejista

O Tricolor entrou no Top 5 de clubes brasileiros com mais lojas próprias

Fonte: MKTESPORTIVO 27/06/2022 Um investimento em lojas e ampliação do seu departamento de licenciamentos iniciado nos últimos três agora, agora passa a render valiosos frutos ao Fluminense.

Ao entender a necessidade de estar cada vez mais próximo do seu torcedor e fazer com que mais produtos oficiais chegassem à ele, desde 2019, o Fluminense expandiu consideravelmente sua atuação no mercado varejista e, desde então, inaugurou 19 novos pontos de venda.

Entre 21 lojas fixas, e-commerce e as lojas no Maracanã, contemplando unidades espalhadas pelo Rio e pontos fora do estado, o Tricolor entrou no Top 5 de clubes brasileiros com mais lojas próprias. Resultado? Faturamento!Nos quatro primeiros meses deste ano, os repasses dos royalties referentes à franquia das lojas foram 14% maiores do que em todo o ano de 2019. Considerando 2021, período muito impacto pela pandemia e a com a torcida ainda voltando aos estádios, esta linha de receita foi 2032% superior do que o registrado em 2018.



Aumento de licenciados também se destaca

De junho de 2019 a abril de 2022, o Fluminense saiu de 41 para 67 parceiros comerciais, oferecendo aos seus torcedores mais de 4.3 mil itens entre editorial, alimentos e bebidas, vestuário, cama mesa e banho, brindes diversos, acessórios, calçados, higiene pessoal, linha baby e utensílios domésticos.

O aumento de consumo de produtos do Fluminense teve também uma fundamental participação da Umbro. Os tricolores adquiriram mais de R$ 22 milhões em itens da marca inglesa, parceira do Flu desde o início do contrato. Isso fez das lojas oficiais o principal mercado da Umbro no Brasil.

Importante destacar que para ser um parceiro do clube carioca em algum licenciamento a empresa passa por um rígido controle de qualidade. Para receber o selo de produto licenciado, o item deve cumprir uma série de exigências que avaliam, por exemplo, a correta aplicação da marca e dos símbolos do Fluminense.

 https://www.mktesportivo.com/2022/06/com-aumento-de-lojas-oficiais-e-produtos-licenciados-fluminense-se-destaca-no-mercado-varejista/

Fluminense entra no top-5 do Brasil de clubes com mais lojas próprias

Tricolor conta com 21 pontos fixos, e-commerce e lojas no Maracanã

Desde 2019, o Tricolor expandiu consideravelmente sua atuação no mercado varejista e, desde então, inaugurou 19 novos pontos de venda.


Entre 21 lojas fixas, e-commerce e as lojas no Maracanã, contemplando unidades espalhadas pelo Rio e pontos fora do estado, o Flu entrou no top-5 de clubes brasileiros com mais lojas próprias. Com isso, aumentou seu faturamento.Nos quatro primeiros meses deste ano, os repasses dos royalties referentes à franquia das lojas foram 14% maiores do que em todo o ano de 2019. Considerando 2021, período muito impacto pela pandemia e a com a torcida ainda voltando aos estádios, esta linha de receita foi 2032% superior do que o registrado em 2018.De junho de 2019 a abril de 2022, o Fluminense saiu de 41 para 67 parceiros comerciais, oferecendo aos seus torcedores mais de 4,3 mil itens entre editorial, alimentos e bebidas, vestuário, cama mesa e banho, brindes diversos, acessórios, calçados, higiene pessoal, linha baby e utensílios domésticos. O aumento de consumo de produtos do Fluminense teve também uma fundamental participação da Umbro. Os tricolores adquiriram mais de R$ 22 milhões em itens da marca inglesa, parceira do clube desde o início do contrato. Isso fez das lojas oficiais o principal mercado da Umbro no Brasil.Importante destacar que para ser um parceiro do clube carioca em algum licenciamento a empresa passa por um rígido controle de qualidade. Para receber o selo de produto licenciado, o item deve cumprir uma série de exigências que avaliam, por exemplo, a correta aplicação da marca e dos símbolos do Fluminense.

https://www.netflu.com.br/fluminense-entra-no-top-5-do-brasil-de-clubes-com-mais-lojas-proprias/

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FLU EM 2021

O Fluminense fechou o ano de 2021 com 21 lojas oficiais espalhadas pelo Rio de Janeiro e também em cidades pelo Brasil, como no Espírito Santo e no Distrito Federal.Esse número é um fator que tem relação direta com o alto número de vendas do novo terceiro uniforme, que comercializou 20 mil peças em dez dias. As novas e últimas lojas abertas ficam localizadas no Barra Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e em Vitória, no Espírito Santo. Fonte: NETFLU 

https://www.netflu.com.br/fluminense-fechara-o-ano-de-2021-com-21-lojas-oficiais/#:~:text=Fluminense%20fecha%20o%20ano%20de,onde%20assistir%20e%20pr%C3%B3ximos%20jogos

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Lojas oficiais de clubes inovam e vão além da venda

Fonte exame 31/05/2017 
Para alcançar os fãs, as lojas do esporte se reinventam com eventos e ídolos

Passou o tempo em que as lojas oficiais de clubes de futebol tinham a preocupação apenas de vender produtos e em encher os cofres. Nos últimos anos, tem sido cada vez mais frequente a interação com os clientes, tanto por meio de eventos e ações quanto na aproximação com ídolos da história do clube.

As lojas de Palmeiras (Academia Store), Santos (Santos Store) e Fluminense (Fluminense FC), por exemplo, se tornaram adeptas deste tipo de operação. As seis lojas oficiais do Santos em São Paulo lançarão nesta quinta-feira, dia 01, de forma simultânea, o uniforme 2 de jogo, contando com a presença dos atletas Ricardo Oliveira, Renato, Vitor Bueno, Lucas Lima, Victor Ferraz, David Braz, o técnico Dorival Jr., entre outros. Além de Santos, o evento acontece a partir das 20h nas lojas Rua Augusta e nos shoppings Metro Tatuapé, Campo Limpo, Guarulhos e SBC.

"Temos sempre a preocupação de ser uma via de mão dupla. Mais do que trazer o cliente para dentro dos nossos estabelecimentos, temos o dever de também oferecer algo em troca, seja com alguma experiência marcante, seja aproximando o torcedor cada vez mais para dentro da vida do seu clube de coração", conta Márcio Bueno, gerente de marketing da Meltex Franchising, empresa que administra as lojas do clube, ao Esporte Executivo.

No Palmeiras, ações envolvendo jogadores do atual elenco e ex-atletas são corriqueiras. Desde 2013, foram promovidos mais de 200 eventos, como um churrasco com o ex-goleiro Marcos na Academia de Futebol, viagem para a Itália com tudo pago, lançamento de livros e produtos e mesa redonda com jornalistas e ex-atletas. Neste ano, um dos principais eventos da Academia Store tem sido o tour do livro do ídolo Evair, que até o final de 2017 deverá ter passado por mais de 10 estabelecimentos. Além disso, a Academia Store tem promovido em todos os jogos a ida de clientes para o camarote localizado no Allianz Parque, com conforto, segurança e alimentação inclusa, além de, ao final, ter acesso próximo ao vestiário para tirar fotos e conseguir autógrafos com o elenco palmeirense.

Já na Ponte Preta, Fabiana Fantini, do departamento de marketing do clube, aponta para um caminho de experiências inesquecíveis para o torcedor. “Acredito que a existência de uma loja oficial passa pela venda de produtos e disponibilidade de um leque cada vez maior de produtos. Por outro lado, é preciso um algo a mais quando falamos da realidade atual. A Ponte Preta tem como premissa promover ações cada vez mais atrativas e inesquecíveis, para os sócios-torcedores, clientes e público em geral. Por isso, a importância de sempre inovar".

Para Mozart Neto, especialista em marketing esportivo e diretor da CSM (Chime Sports Marketing), as lojas oficiais já ocupam um papel muito importante, especialmente quando associadas aos programas de sócio-torcedor de alguns times. "Desde descontos exclusivo para associados até o trabalho de venda dos planos de assinaturas, os estabelecimentos são um importante ponto de contato com os sócios e público em geral", aponta.

O caminho, obviamente, simples não é. Mas é possível que no Brasil, mesmo em mercados não prioritários do esporte, encontremos alternativas. Não é preciso ser o maior clube para vender. É preciso que os clubes entendam seu tamanho e potência, mesmo que fortes regionalmente, e saibam alcançar seus consumidores. Não é de portas fechadas ou apenas esperando que do céu caiam, que alcançarão.

https://exame.com/colunistas/esporte-executivo/lojas-oficiais-de-clubes-inovam-e-vao-alem-da-venda/

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