segunda-feira, 25 de maio de 2020

O Fluminense e sua luta solitária contra a volta do futebol em plena pandemia

Inicialmente com o apoio do Botafogo, o Fluminense se manteve firme junto ao seu presidente Mário Bittencourt na posição contrária da volta aos treinamentos e ao consequente retorno do campeonato carioca. Flamengo, Vasco da Gama, a Federação carioca juntamente com todos os demais clubes foram favoráveis ao retorno das atividades. Veja a ordem cronológica dos fatos:

23/05/2020 Fonte: NETFLU
O Fluminense e o Botafogo já se manifestaram contrários inúmeras vezes à volta do futebol, baseados nos números da pandemia de coronavírus. Embora o estado do Rio tenha batido o recorde de mortos neste sábado, o Flamengo, por exemplo, não desiste da ideia de retomada das atividades.
De acordo com o jornalista da Rádio Globo, Renan Moura, especialistas consultados pelo emissora ainda são contra a autorização pela retomada das atividades nos CTs, porque admitem não haver segurança total. O Flamengo apresentará um novo relatório para convencer o Conselho Científico. O domingo será o ‘Dia D’.

24/05/2020 Fonte: NETFLU
 PREFEITO MARCELO CRIVELLA AUTORIZA RETOMADA AOS TREINOS COLETIVOS A PARTIR DO DIA 26 E CAMPEONATO CARIOCA PODERÁ SER RETOMADO DIA 14 DE JUNHO
Em uma reunião realizada na tarde deste domingo, o Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, autorizou que os clubes cariocas retomem os treinos coletivos a partir da próxima terça-feira. A medida deverá ser anunciada de forma oficial nesta segunda-feira. Com isso, a tendência é que o Estadual seja reiniciado no dia 14 de junho.O encontro contou com a presença de representantes da Ferj, Federação do futebol carioca, e de clubes que disputam o Estadual. Fluminense e Botafogo, porém, não estiveram presentes. Ambos os clubes já se manifestaram contra o retorno em meio à pandemia do novo coronavírus.
 https://www.netflu.com.br/prefeito-do-rio-autoriza-volta-dos-treinos-a-partir-da-proxima-semana/

Com postura igual à do Flu, presidente do Bota se manifesta sobre ausência em reunião


Fonte: NETFLU 25/05/2020
Tal qual o Fluminense, o Botafogo não esteve representado na reunião dos clubes com o prefeito Marcelo Crivella, no último domingo para tratar a volta do futebol no município em meio à pandemia do novo coronavírus. Por intermédio de nota, o presidente alvinegro, Nelson Mufarrej, manifestou-se.
No Bota, a postura é igual à do Flu de não retomar atividades enquanto a curva da Covid-19 seguir crescendo.
                                                    Presidente alvinegro Mufarrej
 NOTA OFICIAL DO BOTAFOGO

“A posição do Botafogo sobre o tema é cristalina para o público e para o próprio Prefeito, que conhecia plenamente a nossa linha de pensamento antes da reunião. Não era necessário expor nossa diretoria aos riscos de sair de casa para participar, seria até incoerente com o nosso discurso.
Reafirmamos não ser o momento para voltar a ter treinos presenciais. O futebol é um instrumento de altíssimo impacto e repercussão social. Passar essa imagem de retorno imediato, no auge da crise, de mortes, com a curva ainda em ascensão , é estar em desconexão com a realidade. Além de desumana é insensível do ponto de vista interno, com nossos atletas, comissão técnica, funcionários e seus familiares. Vai chegar a hora de voltarmos, mas não será agora.
Nosso papel é direcionar a consciência coletiva no sentido de que o momento é de se preservar e ficar em casa. Cuidar de si, familiares e amigos. O contexto pede capacidade analítica para nós dirigentes que, de sobremaneira, influenciamos a vida de pessoas. Muitos países afrouxaram o isolamento e estão pagando por essa precipitação. O momento é de bons exemplos de quem pauta a sociedade e o Botafogo está seguro e convicto de suas posições.”
https://www.netflu.com.br/com-postura-igual-a-do-flu-presidente-do-bota-se-manifesta-sobre-ausencia-em-reuniao/
 
CRIVELLA DIZ TER A CONCORDÂNCIA DO FLUMINENSE. PRESIDENTE TRICOLOR REBATE EM NOTA OFICIAL DE REPÚDIO  

Apesar do Fluminense não ter participado da reunião entre os clubes e Prefeitura, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, afirmou ter recebido do clube aval para a volta do Campeonato Carioca em contato telefônico. Versão essa negada oficialmente pelo Tricolor das Laranjeiras.
– Está havendo muitas lesões, muitos jogadores estão apresentando lesões, é o caso da Alemanha. Estamos precisando ganhar prazo, ganhar tempo, as coisas estão baixando, conseguimos ver no horizonte nosso retorno, mas que não é agora. Gostaria de agradecer a todos que aceitaram, Botafogo, Flamengo, Vasco, Fluminense. Vasco e Flamengo presentes, Botafogo e Fluminense por contatos telefônicos, de que nós estão deixamos treinamentos de fora de rachão e coletivo para o mês de junho. Dependendo das coisas, marcamos então as datas para os últimos jogos do nosso campeonato, que ficou por terminar – falou Crivella em entrevista coletiva nesta segunda-feira.
NOTA OFICIAL DO FLUMINENSE
 “O Fluminense vem a público esclarecer que não fez nenhum contato telefônico com a prefeitura e tampouco com o prefeito, seja para tratar da reunião em que se discutiu a volta do futebol ou para qualquer outro assunto.”
 https://www.netflu.com.br/crivella-diz-ter-concordancia-do-flu-para-volta-clube-nega/

NAS REDES SOCIAIS, MÁRIO BITTENCOURT DESMENTE PREFEITO CRIVELLA
Fonte: NETFLU 25/05/2020
Assim como o Fluminense, Mário Bittencourt também se manifestou a respeito do suposto contato telefônico com a Prefeitura do Rio de Janeiro para a volta dos treinamentos visando ao recomeço do Campeonato Carioca em meio à pandemia do novo coronavírus.Depois do prefeito Marcelo Crivella aformar que a conversa houve, o clube o desmentiu em nota oficial  Postura essa reforçada pelo presidente em seu perfil no Twitter. Confira: "
"O Prefeito do Rio de Janeiro disse, sobre a possível volta do Futebol do RJ, que o Fluminense não teria ido ao encontro de ontem, mas que teria entrado em contato por tel com a Prefeitura. A fala do prefeito não condiz com a verdade".

BOTAFOGO ADMITE CONTATO TELEFÔNICO COM PREFEITO CRIVELLA E ADMITE REINICIAR TREINAMENTOS,ISOLANDO O FLUMINENSE
Fonte: NETFLU 25/05/2020
 Ao passo que o Fluminense desmentiu a informação dada pelo prefeito Marcelo Crivella sobre um contato telefônico, o Botafogo, outro clube do Rio de Janeiro resistente ao retorno das atividades em meio à pandemia do novo coronavírus, confirmou. No caso do Bota, já há até a aceitação de um eventual reinício de treinamentos no dia 1º de junho e dos jogos no dia 28 do mesmo mês ou 4 de julho. Isso se o panorama melhorar.
Confira postagens no Twitter do Botafogo a respeito do assunto:
"O Botafogo confirma contatos telefônicos com o Prefeito Marcelo Crivella, onde reforçou o seu o posicionamento e pontuou que o momento não é de retomar os treinamentos presenciais, sugerindo que seja realizado em oportunidade futura, dependendo do estágio da COVID-19.
Com a sugestão para os treinos ocorrerem somente a partir de 1/6 e volta dos jogos no período entre 28/6 e 4/7".  https://twitter.com/Botafogo

OPINIÃO DO BLOG, A DIRETORIA BOTAFOGUENSE FOI DESLEAL COM A DIRETORIA TRICOLOR:
O BOTAFOGO tem independência de mudar de opinião e passar até a ser favorável a retomada dos treinamentos, se juntando assim aos demais clubes e apoiando a Federação Carioca, independentemente da posição do Fluminense? Claro que sim  mas cabe uma ressalva: neste caso as ações das diretorias tricolores e alvinegras deveriam ser sempre conjuntas. Entendemos que o presidente Mufarrej deveria ter comunicado ao presidente Mário Bittencourt de sua intenção de manter contato telefônico com o prefeito,prefeito este, alias assumidamente botafoguense, pois assim a diretoria botafoguense colabora  para isolar o tricolor, sendo que já haviam emitido notas oficiais declarando que não compareceriam à reunião, como não compareceram, e com discursos consonantes. Então qual a razão de manter conversas com o prefeito sem conhecimento da diretoria do Fluminense? Mesma coisa vice versa. Neste caso então a diretoria alvinegra  deveria ter comparecido à reunião e comunicado à diretoria tricolor que compareceriam e na mesma sugerido publicamente o que falaram por telefone. Pergunta-se: a diretoria alvinegra agiu certo com a diretoria tricolor?
                                         o torcedor ilustre do Botafogo, Marcelo Crivella
 O prefeito Marcelo Crivella, com máscara do Botafogo, diz que pode adotar lockdown em bairros da Zona Oeste Foto: Hudson Pontes / Divulgação Prefeitura do Rio
 https://oglobo.globo.com/rio/crivella-adere-ao-bloqueio-parcial-em-bairros-da-zona-oeste-para-conter-casos-de-coronavirus-24412590

Um comentário:

  1. Boa tarde tudo bem? Sou carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. Novos amigos também são bem vindos.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir