segunda-feira, 6 de junho de 2022

Fluminense anuncia acordo com plataforma de ativos digitais para o lançamento do fan toke $FLU

 Fonte: UOL Esportes 06/06/2022

O Fluminense fechou um acordo com a Socios.com para o lançamento de fan tokens com um ativo intitulado $FLU. Com isso, o clube carioca será o nono entre as principais equipes do futebol brasileiro a firmar uma parceria com a empresa, que desenvolve blockchain de engajamento e recompensas a torcedores. Cabe salientar que os detalhes dos novos fan tokens do Tricolor serão divulgados em breve. Eles são ativos que permitem que os fãs tenham acesso a novos serviços digitais fornecidos por sues times. Segundo a nota divulgada pelo clube carioca, mais de 1,5 milhão de usuários de 167 países já fizeram downloads na plataforma.

Por meio dessa relação, os torcedores podem ter acesso a enquetes, ganhar recompensas e ter acesso aos serviços digitais e ofertas exclusivas disponíveis no app. No futebol brasileiro, Atlético Mineiro, Corinthians, Flamengo, São Paulo FC, Vasco da Gama, Palmeiras, Internacional e Bahia também fecharam com a empresa. Além disso, pelo mundo, PSG, Barcelona, Valencia, Atlético de Madrid, Manchester City e Arsenal. Mais de 50 grandes franquias esportivas dos EUA da NBA, NHL e NFL, UFC, várias equipes de Fórmula e líderes do mundo dos e-sports também estão a bordo. - É motivo de muito orgulho para o Fluminense se juntar ao Socios.com, líder global no segmento de Fan Token e presente nas principais equipes do mundo. Essa parceria abre um universo de possibilidades de inovação para o crescimento do clube no campo digital e vai oferecer novas formas de engajamento e interação com a torcida - disse Mário Bittencourt, presidente do Fluminense

- Estamos muito orgulhosos que o Fluminense se tornou o último gigante a se juntar a nossa rede e estamos ansiosos para criar oportunidades incríveis para o torcedor Tricolor - emendou Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com, e completou:

- Os maiores clubes do Brasil estão apoiando nossa visão e estão comprometidos em usar o Socios.com para melhorar a experiência dos torcedores para centenas de milhões de fãs em casa e em todo o mundo - finalizou

A Socios.com é desenvolvida pela Chiliz, fornecedora líder global de blockchain para a indústria de esportes e entretenimento, com escritórios em Madri, Londres, São Paulo, Istanbul, Miami, Malta e Lyon - Milão é a próxima da lista. $CHZ, a moeda digital para esportes e entretenimento que alimenta a plataforma, está disponível na bolsa de criptomoedas

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2022/06/06/fluminense-anuncia-acordo-com-plataforma-de-ativos-digitais-para-o-lancamento-do-fan-toke-flu.htm

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Fluminense lança Fan Token em parceria com a Socios.com

Tricolores poderão se juntar à maior comunidade de influência, engajamento e empoderamento no esporte

Fonte: site oficial do Fluminense 06/06/2022

Os torcedores do Fluminense, um dos gigantes da Série A do Campeonato Brasileiro, em breve poderão se juntar à maior comunidade de influência, engajamento e empoderamento no esporte após o anúncio do lançamento do Fan Token do clube no Socios.com. O time se torna o nono entre os principais clubes brasileiros a ter parceria com o app líder global desenvolvido em Blockchain de engajamento e recompensas a torcedores.

Fan Tokens são ativos digitais que permitem que os fãs de esportes tenham acesso a novos serviços digitais fornecidos por seus times favoritos. Mais de 1,5 milhão de usuários de 167 países já fizeram o download do Socios.com, permitindo que os titulares dos Fan Tokens influenciem seus times em enquetes, ganhem recompensas, experiências VIP e acessem jogos, competições e ofertas exclusivas disponíveis no app.

Fluminense se junta a outros times brasileiros na lista do Socios.com, que representa mais de 150 das maiores organizações esportivas do mundo. Grandes nomes da extensa rede do Socios.com incluem Paris Saint-Germain, FC Barcelona, Valencia, Atlético de Madrid, Manchester City, Arsenal e UEFA. Mais de 50 grandes franquias esportivas dos EUA da NBA, NHL e NFL, UFC, várias equipes de Fórmula 1 e líderes do mundo dos e-sports também estão a bordo.



O Socios.com está a caminho de realizar, pelo menos, 500 pesquisas este ano para sua crescente comunidade de detentores de Fan Tokens, permitindo que eles influenciem decisões em assuntos que vão desde designs de kits a números dos jogadores e músicas de comemoração. O Socios.com também recompensará mais fãs do que nunca, com até 17.000 fãs prontos para assistir aos jogos de seus times do coração em grande estilo em 2022. Os detentores de Fan Tokens também receberão recompensas digitais exclusivas, incluindo NFTs, além de merchandisings e camisas usadas nas partidas, podendo ter acesso a descontos exclusivos vinculados a patrocinadores dos clubes e outras ofertas especiais e incentivos vinculados a grandes marcas. O Socios.com também aumentará a gamificação no aplicativo, lançando uma ampla variedade de jogos para celular com temas esportivos exclusivamente para os detentores de Fan Tokens.

"É motivo de muito orgulho para o Fluminense se juntar ao Socios.com, líder global no segmento de Fan Token e presente nas principais equipes do mundo. Essa parceria abre um universo de possibilidades de inovação para o crescimento do clube no campo digital e vai oferecer novas formas de engajamento e interação com a torcida", comenta Mário Bittencourt, presidente do Fluminense.

“Estamos muito orgulhosos que o Fluminense se tornou o último gigante a se juntar a nossa rede e estamos ansiosos para criar oportunidades incríveis para o torcedor Tricolor”, finaliza Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e Socios.com: “Os maiores clubes do Brasil estão apoiando nossa visão e estão comprometidos em usar o Socios.com para melhorar a experiência dos torcedores para centenas de milhões de fãs em casa e em todo o mundo.”

SOBRE A SOCIOS.COM 

A Socios.com é desenvolvida pela Chiliz, fornecedora líder global de blockchain para a indústria de esportes e entretenimento, com escritórios em Madri, Londres, São Paulo, Istanbul, Miami, Malta e Lyon - Milão é a próxima da lista.  $CHZ, a moeda digital para esportes e entretenimento que alimenta a plataforma, está disponível na maior bolsa de criptomoedas do Brasil e da América do Sul, o Mercado Bitcoin. 

https://www.fluminense.com.br/noticia/fluminense-lanca-fan-token-em-parceria-com-a-socios-com#:~:text=Fan%20Tokens%20s%C3%A3o%20ativos%20digitais,fornecidos%20por%20seus%20times%20favoritos.

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Fluminense não está sozinho nisso. Atlético MG, Corinthians e Flamengo já tem desde 2021. Veja: 

Fan token: afinal, o que os clubes de futebol planejam com o criptoativo?

Fonte: Exame Por Juliano Passaro 30/09/2021

Em entrevistas exclusivas, gerentes de inovação do Atlético-MG e do Corinthians explicam os benefícios dos fan tokens para os clubes e torcedores

A estratégia dos fan tokens para os clubes de futebol

 De acordo com Bruno Maia, CEO da Feel The Match e especialista em inovação e novos negócios na indústria do esporte, os fan tokens possibilitam a entrada de mais recursos para os clubes. Mas tudo depende da maneira como cada departamento de marketing conduzirá este novo produto.

“A novidade é atribuir um valor de ativo financeiro a um produto com o qual o fã cria relacionamentos e experiências com o clube e que antes era apenas um serviço, sem valor de revenda ou de valorização desse ativo. Com o fan token, isso passa a acontecer, o que pode ajudar os clubes a melhorar a parte financeira. É mais um produto, com muitas possibilidades de exploração, de criação de ideias, de novos formatos, para estimular o consumo”, diz Maia.

Assim como nenhum elemento do marketing faz nada sozinho, não só em clubes, mas em qualquer empresa, os fan tokens também precisam ter a imagem trabalhada para chegar ao consumidor de forma clara, oferecendo algo que seja palatável e legível ao torcedor. Ou seja, as pessoas precisam entender do que se trata este ativo digital para poder consumi-lo.

 “O sucesso depende de como o clube irá trabalhá-lo. Não é o fan token que vai influenciar a imagem do clube. O fan token apenas abre espaço para novas formas de consumo. Depende dos clubes e dos profissionais.”


Estratégia do Atlético-MG fora de campo

 Segundo Felipe Ribbe, gerente de inovação do Galo, o objetivo principal para o clube é criar uma nova maneira de engajamento com torcedores, não só do Galo, mas com torcedores de futebol em geral. Em segundo lugar, o clube quer experimentar a tecnologia blockchain e “aprender fazendo”.

“Tenho certeza que esta tecnologia terá grande impacto na sociedade. Para o Atlético, é muito importante entender como será este impacto lá na frente. Claro que existem inúmeras formas de utilização da blockchain, o fan token é só uma delas, mas entra como parte de uma estratégia macro que estamos explorando, que envolve ainda os NFTs”, destaca Ribbe.

Ele também afirma que os fan tokens são uma nova e importante fonte de receita. “As organizações esportivas são historicamente dependentes das fontes tradicionais, como patrocínio, direitos de TV e bilheteria. Porém, acredito que estas fontes atingiram um teto. Elas vão seguir sendo muito importantes, porém é necessário ir além e buscar outras fontes complementares”, assegura.

Para ter um fan token do Atlético-MG, foi preciso desembolsar, no dia do lançamento, 2 dólares, pouco mais de 10 reais. A listagem foi feita no dia 27 de setembro e, com isso, esse valor começou a flutuar de acordo com a oferta e demanda.

“Qualquer torcedor tem acesso, basta criar uma conta no app da Socios.com ou comprar em uma exchange de cripto parceira, como o Mercado Bitcoin. Com apenas um fan token você já consegue participar das votações e promoções especiais”, explica Ribbe.

Corinthians também ataca no mercado de criptoativos

 Pelo lado paulista, o Corinthians aposta na possibilidade de trazer o torcedor que está longe do clube para perto. Ou seja, aquela pessoa que não é de São Paulo ou que não está no Brasil, mas quer participar das atividades do clube, pode fazer isso com ajuda do fan token.

“A lógica do Fiel Torcedor atende o perfil que busca prioritariamente frequentar a Neo Química Arena, que é a experiência mais valiosa da vida do corinthiano, seja em jogos, seja em visitas, com muitos outros benefícios a serem incluídos. Já o fan token oferece uma participação digital muito ativa àqueles que não estão fisicamente tão próximos, dentro de enquetes que o clube destina exclusivamente a eles. São produtos complementares, com interações que atendem diferentes perfis de corinthianos, tanto local quanto globalmente”, diz Danilo Fratangelo, gerente de Inovação do Corinthians.

 Ainda segundo Fratangelo, ao longo da última década, o clube tem observado uma rápida ascensão do segmento de criptoativos. Com isso, o Corinthians percebeu a tendência e, após um estudo criterioso, lançou os fan tokens para oferecer novas possibilidades para que as pessoas exerçam sua paixão e, ao mesmo tempo, construam linhas sustentáveis de negócios para o clube a partir disto.

Fan Tokens: muito além do território nacional

 Na Europa, além da Juventus, entre os gigantes que utilizam criptomoedas estão: Barcelona, Milan, PSG e Manchester City. No Brasil, Corinthians e Atlético-MG possuem fan tokens disponíveis aos torcedores. Recentemente, o Flamengo anunciou também uma parceria com a “socios.com” a fim de lançar seus fan tokens no futuro.

Além disso, segundo informações da assessoria do Botafogo, “a tendência é que o clube entre na era do mercado de criptomoedas ainda neste ano”. “Neste momento, o Botafogo negocia a empresa que cuidará da operação. Parte de seu valor será usado para pagar o lateral-direito recém-contratado: Rafael”.

 https://exame.com/future-of-money/fan-token-clubes-futebol-planejam-criptoativo/

 

 

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