segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Presidente Mário Bittencourt dá coletiva abrindo jogo sobre a SAF do Fluminense e sobre querer ser o CEO

 RESUMO DA COLETIVA

(Fonte: NossoFlu)

PRETENDE VENDER O CONTRLE DA SAF

MANO MENESES CONFIRMADO COMO TREINADOR EM 2025

FELIPE MELLO FORA DO FLUMINENSE

DIOGO BARBOSA FORA, VAI PRO FORTALEZA

JOHN KENNEDY FORA DO FLUMINENSE, EMPRÉSTIMO AO PACHUCA-MEX

FLUMINENSE FAZ PRIMEIRO CONTATO PELO RETORNO DE RICHARLYSON

INCERTEZA SOBRE FUTURO DE JOHN ARIAS

ADMITIU QUE EX TREINADOR FERNANDO DINIZ PODERIA TER FEITO ALGO DIFERENTE

INVESTIMENTO EM 2025 SERÁ IGUAL OU MAIOR QUE EM 2024

SE O INVESTIDOR TIVER INTERESSE NUMA SAF, QUE ELE MÁRIO BITTENCOURT SEJA O CEO DA SAF, AFIRMA QUE ESTÁ PRONTO

VEGGETI DO VASCO INDO PRO FLUMINENSE

https://nossoflu.com.br/noticias-do-fluminense/flu-coletiva-mario-resumo/

Mário Bittencourt abre o jogo sobre SAF do Fluminense e comenta sobre ser CEO

Fonte: Lance 16/12/2024

Em entrevista coletiva no CT do Fluminense, nesta segunda feira (16), Mário Bittencourt falou sobre o tema SAF no clube. O presidente abriu o momento "respondendo" itens de uma nota publicada pelo jornal O Globo horas antes.- Começar pelo item quatro da nota que a SAF tem que ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube. Há um equívoco. Quando formos colocar o processo de SAF em votação, ele não passa pelo Conselho Deliberativo ou Diretor do clube. A votação pra saber se o Fluminense decidirá se o clube se transformará em SAF é por uma Assembleia Extraordinária. Muitas coisas são faladas, inventadas. Quem decidirá se o Fluminense será SAF não será diretoria, mas sócios torcedores, sócios contribuintes e proprietários. O que o processo estatutário do clube já demonstra transparência. Terá que haver uma eleição. É um assunto que a gente fala em todas as coletivas. Quando tivermos uma operação concreta, vamos dar publicidade às questões financeiras, de quanto vai ser a proposta, de quem será o investidor. Não será feito de maneira rápida. E os sócios vão decidir se querem uma SAF ou não. Conselho deliberativo aprova apenas questões internas do clube.

O item 1 da nota dizia: "O BTG quer montar um fundo para investir na SAF. O banco não vai botar um real no negócio. Vai estruturar a operação, procurando investidores — de preferência entre tricolores ilustres (e abonados) interessados em entrar no negócio".

- De maneira muito transparente, eu disse que o BTG foi contratado como assessor financeiro do Fluminense para buscar um investidor. O BTG não vai botar um centavo aqui. Fui claro direto e objetivo dizendo que o BTG não foi contratado para ser o investidor. Ele foi contratado pela nossa gestão para buscar o investidor.

O item 3 da nota dizia: "Mário Bittencourt quer ser o CEO da SAF. O BTG não apoia esse desejo do presidente do Fluminense".

- O BTG não opinará sobre quem será o CEO do Fluminense. Quem decidirá, será o investidor. Chega a ser até uma questão que me assusta que as pessoas possam pensar que eu teria colocado uma condicionante nesse sentido. A SAF é um instrumento jurídico para trazer novos investimentos para o clube. Obviamente seria um contrassenso que eu fizesse algum tipo de exigência pessoal acima dos interesses do Fluminense. O processo em busca de um investidor segue. Demos uma estancada no fim do ano, porque passávamos por uma situação muito difícil e obviamente que uma queda afetaria. Tínhamos que focar única e exclusivamente em salvar o clube. Isso faz toda a diferença. Não há falta de transparência ou condicionante em ser ou não o CEO. Tem questões que são óbvias. Se a gente está aqui e quer que o Fluminense se transforme em SAF, a gente conduz o negócio.Mário trouxe também outros esclarecimentos sobre a SAF. O presidente contou que o Fluminense agora está aberto também para investidores que desejam ter o controle do clube com a compra.

- Queria dizer que em razão de movimentos que a gente percebeu do mercado, da economia mundial. A gente chegou em 2019 com uma situação muito ruim do clube. Na primeira gestão, fizemos um trabalho de reestruturação do clube. Temos o orgulho de ter três anos com salário em dia, pagando em dia os jogadores que a gente compra. Nossa dívida está equacionada. Na segunda gestão, eu disse que o sonho era conquistar a Libertadores, e conseguimos. Mesmo com o faturamento abaixo dos maiores clubes do Brasil. Por fim, a gente queria liquidar definitivamente com a dívida do passado. O melhor instrumento para se liquidar a dívida é a SAF. Não temos um investidor, mas o que temos de novidade é que na última reunião que tivemos é que a gente mandatou o banco para que também busque investidores que queriam a compra do controle. A gente entendeu aqui que tinha que abrir o leque para a possibilidade de venda de controle, porque isso pode aumentar o investimento e pagar a dívida do clube. As SAF's que mais me atraem, como a do Bahia, priorizou o equacionamento da dívida para montar times fortes. A gente autorizou o BTG a procurar investidores que queiram comprar o controle. Vamos priorizar os interesses do Fluminense. Por fim, não houve nenhuma exigência minha. O banco também não opina sobre isso.

https://www.lance.com.br/fluminense/mario-bittencourt-abre-o-jogo-sobre-saf-do-fluminense-e-comenta-sobre-ser-ceo.html

Presidente do Fluminense dá detalhes de procura por Richarlison, resposta do Tottenham e até contato por Vegetti


Fonte: ESPN 16/12/2024

Mano Menezes será o técnico do Fluminesne  para a próxima temporada. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (16), o presidente Mário Bittencourt bateu o martelo sobre o futuro do comandante. E ainda revelou ter procurado o Tottenham para contratar Richarlison.

Questionado sobre reforços, o mandatário tricolor não ficou em cima do muro e falou sobre o nome do 'Pombo' e o interesse formal manifestado ao time londrino para contratar o brasileiro."Os jogadores que vocês estão ouvindo, é um momento de muita especulação, muitos nomes, não vou falar que as pessoas estão falando mentiras, não é do meu feitio. Mas o mercado fica muito aquecido, muitas pessoas oferecem jogadores, dizem que estamos avaliando... O que temos de concreto hoje, de tudo que foi falado, é que realmente manifestamos interesse formal no Richarlison. A gente sabe que é difícil trazê-lo, mas a gente acredita que, talvez, por uma questão de querer estar próximo da seleção brasileira, voltar para casa, para o clube que se destacou".

"Eu tenho uma relação muito boa com ele, criamos uma relação desde quando eu era vice-presidente de futebol quando trouxemos ele. É uma pessoa com quem me relaciono bem, entrei em contato com ele, a gente fez um primeiro documento para o clube inglês, ainda sem oferta, perguntando se havia interesse em negociar. E desde então viemos buscando esse interesse...", disse Mário, para completar.

"Posso dizer para a torcida que vamos fazer o investimento semelhante ao que fizemos na janela, em termos de milhões de reais, talvez ultrapassar um pouco. Mas não adianta a gente especular agora, os jogadores estão de férias, é difícil até entrar em contato com os jogadores... A gente deu essa missão ao nosso treinador, que queremos brigar por títulos em 2025, estamos esperançosos". Ainda sobre Richarlison, Mário disse que o Tottenham está aberto a qualquer oferta, mas, no momento, não pretende negociar o atacante. Diante disso, a diretoria tricolor buscará mais informações sobre o desejo do 'Pombo' em retornar. E o Fluminense tem o Mundial de Clubes como trunfo para atrair atletas de peso nesta janela.

"Todos os jogadores que nós pensamos em trazer aqui na gestão, sempre fomos otimistas e confiantes no que podemos oferecer, especialmente do ponto de vista de carreira. Sei que são situações distintas financeiramente, com Marcelo, Thiago, Fred... Mas acreditamos muito no projeto que podemos entregar, por estar no Mundial, entregar visibilidade. Podemos oferecer ao atleta e ao clube um projeto que ele possa recuperar seu brilhantismo, e o clube recuperar financeiramente".

"Não há negociação financeira no momento, sabemos que temos aqui também ativos interessantes, jovens que interessam a clubes estrangeiros, pode entrar como parte da operação. Não há nada de concreto, nome nenhum, mas vira e mexe clubes ingleses nos fazem consultas de jovens que nem estrearam. Temos coisas boas a oferecer, estamos pensando em muitas coisas, mas é muito embrionário".

"O Tottenham já respondeu que está sempre aberto a qualquer oferta, que é um jogador importante para eles, que estão abertos, mas momentaneamente não tem interesse em negociar. E estamos falando também com o atleta, para entender o interesse dele em voltar", finalizou.

Vegetti no Fluminense

Outro nome ligado ao Fluminense para a janela foi Vegetti, do Vasco . De acordo com Mário Bittencourt, o clube foi procurado pelo estafe do atleta, que estaria buscando novos ares.A partir deste momento, o presidente do Tricolor das Laranjeiras afirmou que recebeu uma negativa por parte do Vasco para negociar o seu centroavante.

"De maneira clara e direta, é como trabalhamos aqui, já no meio do ano, e aqui não é crítica, é trabalho do empresário. Houve uma procura ao nosso chefe de scout, no sentido de que o jogador teria interesse em buscar novos horizontes. Ali, não fizemos nenhum movimento. Agora, ao término da temporada, buscamos informações, ouvimos que o jogador tinha proposta de renovação, mas que ele estava no mercado. Eu peguei o telefone, liguei para o Vasco para ver se interesse negociar o atleta".

"Ele é um grande jogador, grande centroavante, todo grande jogador interessa, mas o Vasco disse que não tem interesse em negociar o atleta, que está buscando a renovação. Falo tranquilo, tenho certeza que o atleta não sabe dos movimentos, é trabalho do empresário buscar propostas. Como o do Diogo Barbosa, estava conversando com nós, mas buscando outras coisas, é a profissão dele. O Vasco disse que quer negociar a permanência, é um ídolo do clube, eu agradeci... Nós sempre procuramos primeiro o clube, fazemos isso com todos. Foi isso que aconteceu", finalizou.

https://www.espn.com.br/futebol/fluminense/artigo/_/id/14573447/presidente-fluminense-da-detalhes-procura-richarlison-resposta-tottenham-ate-contato-vegetti

sábado, 16 de novembro de 2024

Fluminense pode virar SAF em 2025

 Fonte: LANCE Por Pedro Brandão 15/11/2024

O Fluminense avança na busca por investidores para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Este processo esquentou com a conclusão e apresentação de um estudo financeiro pelo Banco BTG. A expectativa é finalizar a transformação em 2025. A informação foi publicada inicialmente pelo "GE".O estudo financeiro, realizado pelo Banco BTG e já apresentado ao mercado, marca um passo importante nessa direção. A expectativa é que o clube se torne uma SAF em 2025.O presidente Mário Bittencourt vê o modelo do Bahia com o Grupo City como inspiração, visando sanar dívidas e investir no futebol. Este modelo foca no pagamento de dívidas antes de aumentar os investimentos no futebol. O cartola também já citou os moldes do acordo que o Fortaleza teve com a SAF, que não vendeu o controle do clube.- O investidor que vai vir sabe que parte do dinheiro que a gente busca é para, definitivamente, quitar as dívidas do clube, e a outra parte para investir em futebol, e gradativamente, ao longo do tempo, com a dívida acabando, o dinheiro todo investido no futebol, exatamente como faz, que eu considero um modelo de SAF muito inteligente, o do Bahia com o Grupo City, primeiro com o pagamento de dívidas, depois, em longo prazo, o investimento no time de futebol.O cartola também já citou os moldes do acordo que o Fortaleza teve com a SAF, que não vendeu o controle do clube.- Há dois anos, o Fluminense trabalha com esse planejamento. Tem um advisor, que é um banco muito grande, o BTG, que nos ajuda a buscar investidor. Nos ajuda profissionalmente. Tem um contrato para trazer o investidor. O nosso modelo de SAF ainda não está oficialmente desenhado, mas temos a ideia de não vender o controle do clube, um modelo muito parecido com o do Fortaleza. Está muito avançado, nossos números foram todos avaliados pelo BTG e por possíveis investidores, agora estamos na fase de 'due diligence', acredito que essa fase se conclua em setembro.O estudo financeiro, já finalizado, marca o início da procura por parceiros. A operação do clube como SAF depende das propostas dos investidores. Um comitê interno analisa as propostas, mantendo o processo sob sigilo devido à sua complexidade.

O MOMENTO ATUAL DO FLUMINENSE

O processo, porém, ainda é tratado com cautela. O momento do Tricolor é conturbado e pode atrapalhar possíveis negociações. Por isso, o foco central é a fuga do rebaixamento. Com a definição do destino do Fluminense em 2025, a tendência é que o tema SAF se torne um dos principais do clube.

https://www.lance.com.br/fluminense/fluminense-pode-virar-saf-em-2025-entenda.html

Fluminense vai virar SAF? Jornal avalia como está o panorama do processo

Clube avança no assunto e pode já em 2025 adotar o modelo

Fonte: NETFLU Por Rodrigo Mendes 15/11/2024

Ao que tudo indica, o Fluminense está mais perto do que nunca esteve de adotar o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Mostra reportagem do jornal O Globo que o assunto ganhou força nos bastidores do Tricolor e com possibilidades de andar bem no próximo ano.Recentemente, o estudo financeiro do Banco BTG, contratado pelo clube, foi concluído e apresentado ao mercado em busca de possíveis investidores. Desde o início do assunto SAF, este é o maior passo dado pelo Fluminense para aderir ao modelo que outros clubes do Brasil têm adotado.Claro que qualquer avanço mais ousado só poderá ser feito após o término do Brasileiro, no qual o Tricolor ainda luta contra o rebaixamento. Porém, se a SAF anteriormente era vista como um projeto de médio a longo prazo, agora existe a possibilidade real do Fluminense já adotar o modelo a partir de 2025.Ainda não está definido o formato da SAF e isso será negociado diretamente com o investidor que fizer uma proposta no futuro. Por ora, não há negociações em andamento. Em entrevista recente, o presidente Mário Bittencourt falou que o modelo adotado pelo Bahia com o Grupo City o agrada mais.– Para deixar muito claro, no nosso modelo, vamos buscar o saneamento definitivo do clube, para o clube começar do zero. O investidor que vai vir sabe que parte do dinheiro que a gente busca é para, definitivamente, quitar as dívidas do clube, e a outra parte para investir em futebol, e gradativamente, ao longo do tempo, com a dívida acabando, o dinheiro todo investido no futebol, exatamente como faz, que eu considero um modelo de SAF muito inteligente, o do Bahia com o Grupo City, primeiro com o pagamento de dívidas, depois, em longo prazo, o investimento no time de futebol. Está muito claro, vejam que o Bahia montou um bom time, mas não um time gastando mais dinheiro do que fatura, é um crescimento, tem um caminho pela perenidade do Fluminense – disse Mário em 1º de outubro.No clube ainda não se fala abertamente sobre o assunto, pois é sigiloso e uma questão interna. Mas se sabe que o estudo financeiro foi concluído por parte do Banco BTG e o mesmo repassado ao mercado na busca por investidores. O assunto tende a esquentar no próximo ano. Agora é esperar as cenas dos próximos capítulos.

https://www.netflu.com.br/fluminense-vai-virar-saf-jornal-avalia-como-esta-o-panorama-do-processo/



sexta-feira, 1 de março de 2024

Fluminense derrota a LDU e conquista a Recopa Sul-Americana

Fonte: UOL  29/02/2024 

 O Fluminense é campeão da Recopa Sul-Americana e exorciza o fantasma LDU depois de duas derrotas em finais para os equatorianos. O time tricolor contou com dois gols de Arias, venceu por 2 a 0 no Maracanã (após derrota por 1 a 0 na ida) e conquistou mais um título inédito para o clube.

O primeiro tempo foi dominado pelo Flu e teve confusão no final. O Tricolor controlou a posse de bola, mas teve dificuldade para criar chances reais de gol. A melhor oportunidade, com Martinelli, saiu de um erro da defesa da LDU. Os equatorianos se defenderam bem e seguraram o ritmo o máximo que puderam. No fim, depois de o árbitro dar apenas dois minutos de acréscimos, houve um princípio de confusão envolvendo comissões técnicas e jogadores, antes de os times irem para os vestiários.

O Fluminense melhorou no segundo tempo e conseguiu o resultado. Com várias mudanças no time, o Tricolor cresceu no jogo e passou a pressionar. Jhon Arias abriu o placar de cabeça e garantiu o título em cobrança de pênalti. Antes do segundo gol, o Flu ainda perdeu John Kennedy, expulso. Esta foi a terceira final entre as equipes e a primeira com vitória do Flu. A primeira foi na Libertadores de 2008, com vitória da LDU. A segunda, no ano seguinte, valeu o título da Copa Sul-Americana - e os equatorianos levaram a melhor de novo.

Faltou objetividade para o Fluminense no primeiro tempo

Como esperado, o Fluminense tomou a iniciativa no campo de ataque, mas faltou agressividade. Precisando de, ao menos, um gol, o Tricolor impôs seu estilo de jogo desde o início da partida, mas com dificuldades para criar. A LDU conseguiu neutralizar os cariocas nos primeiros minutos, apostando - sem sucesso - nos contra-ataques. Até os torcedores ficaram impacientes com a troca de passes sem objetividade dos anfitriões.

O Fluminense chegou com perigo em alguns cruzamentos. Sem sucesso nas jogadas pelo meio, o Tricolor só conseguiu assustar mesmo com a bola aérea. Na melhor chance do primeiro tempo, Martinelli ficou cara a cara com Domínguez na pequena área, mas o goleiro fez grande defesa.

A arbitragem irritou torcedores, jogadores e a comissão técnica do Fluminense. As reclamações por conta da cera dos equatorianos explodiram quando Facundo Tello deu apenas dois minutos de acréscimos. Depois do apito final, as duas comissões técnicas invadiram o gramado e iniciaram um pequeno tumulto. Os tricolores queriam cobrar o árbitro, enquanto os equatorianos pareciam querer apenas esquentar - mais ainda - os ânimos.

Mudanças de Diniz acertaram o Fluminense no segundo tempo

John Kennedy deu energia para o ataque do Fluminense. O atacante entrou no lugar de Felipe Melo depois do intervalo e ajudou a equipe tricolor a finalizar. No entanto, os donos da casa continuaram com dificuldades de criar, e, mesmo com mais volume de arremates, o perigo não aumentou.

Diniz mexeu, e o Fluminense melhorou. O treinador apostou em Marcelo, Renato Augusto e Douglas Costa, a partir dos 20 minutos, e eles entraram bem, criando, aos poucos, um volume ofensivo que deixou a LDU desconfortável. A pressão resultou em um belo gol de Jhon Arias para abrir o placar.

John Kennedy foi expulso na sequência do primeiro gol. Em um lance de imprudência, o atacante do Flu deu um pisão no joelho de Zambrano. O árbitro mostrou o cartão vermelho direto.

Fluminense continuou em cima e foi premiado. Mesmo com um homem a menos, o Tricolor não abriu mão de atacar. Aos 40 minutos, Renato Augusto foi derrubado na área, e o árbitro marcou pênalti. Jhon Arias bateu muito bem e marcou o gol do título.

Lances importantes:

Salva Domínguez! Aos 11 minutos, Ganso fez cruzamento fechado e Mina cortou para trás. A bola passou pela defesa e chegou até Martinelli, que finalizou cara a cara com Domínguez, que fez grande defesa. Na sobra, o jogador do Flu fez falta no goleiro.

Para fora, Ganso! Aos 28 minutos, Arias dominou na direita e cruzou perto da pequena área. Ganso conseguiu cabecear entre dois defensores da LDU, mas mandou por cima do gol.Pressão do Flu! Aos 29, após novo cruzamento, a bola sobrou com Cano, no limite da grande área. Praticamente sem ângulo, o argentino arriscou, mas viu Domínguez aparecer bem e fazer a defesa no cantinho.

Bateu fraco! Aos 38 minutos, Arias tocou para Samuel Xavier em velocidade. O lateral carregou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área. Cano dominou, mas a bola subiu. Na hora de chutar, o argentino não conseguiu acertar o arremate com força. Dominguez, bem posicionado, não teve problemas para defender.

Na rede pelo lado de fora! Aos 6 minutos do segundo tempo, após bate-rebate na área, a bola sobrou para John Kennedy, que bateu de primeira, cruzado, mas acertou a rede pelo lado de fora.

1x0! Samuel Xavier avançou pelo lado direito e cruzou na segunda trave, na medida para Jhon Arias, que subiu e cabeceou com estilo, no cantinho de Domínguez.

2x0! Aos 40 minutos, Valverde derrubou Renato Augusto no limite da grande área e o árbitro apontou para a marca da cal. Arias bateu bem o pênalti e garantiu o título do Flu.

                                                          John Arias 

FICHA TÉCNICA

Fluminense 2 x 0 LDU-EQU

Competição: Recopa Sul-Americana - jogo de volta

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro

Data e horário: 29 de fevereiro de 2024 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Facundo Tello (ARG)

Cartões amarelos: Thiago Santos (FLU); Quintero, Jhojan Julio (LDU)

Cartões vermelhos: John Kennedy e Diogo Barbosa (FLU); Gabarinni (LDU)

Gols: John Arias, aos 30' e aos 43 minutos do segundo tempo

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Santos, Felipe Melo (John Kennedy) e Diogo Barbosa (Marcelo); André, Martinelli e Ganso (Renato Augusto); Jhon Arias, Keno (Douglas Costa) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

LDU: Domínguez; Quintero, Adé, Mina e Quiñónez; Piovi, Zambrano (Estrada) e González (Alzugaray); Estupiñán (Jhojan Julio), Valverde (Villamil) e Jan Hurtado (Arce). Técnico: Adrián Gabbarini

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2024/02/29/fluminense-x-ldu---recopa-sul-americana.htm





FLUMINENSE VENCE A LDU E É CAMPEÃO DA RECOPA NO MARACANÃ
Tricolor conquistou título inédito com vitória histórica por 2 a 0 nesta quinta-feira (29/02)

A América é tricolor mais uma vez! Impulsionado por um Maracanã lotado, com uma torcida que apoiou do início ao fim, o Fluminense derrotou a LDU-EQU e conquistou a Conmebol Recopa 2024. No duelo que colocou frente a frente os vencedores da Libertadores e da Sul-Americana 2023, o Time de Guerreiros levou a melhor em uma noite histórica nesta quinta-feira (29/02). A vitória por 2 a 0 garantiu mais um título para a extensa galeria de glórias do clube tantas vezes campeão. Coube a Jhon Arias o papel de herói da noite, com os dois gols que sacramentaram a conquista inédita.


O Fluminense, agora campeão da Libertadores e da Recopa, volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Botafogo às 16h, no Maracanã, em clássico válido pela 11ª rodada da Taça Guanabara. O time comandado pelo técnico Fernando Diniz já tem assegurada uma vaga nas semifinais do Campeonato Carioca.



PRIMEIRO TEMPO

O Fluminense iniciou a partida com controle total das ações do jogo. Após chegadas ao ataque que não terminaram em finalizações, a primeira grande chance de perigo foi criada aos 10 minutos. Ganso cruzou na área, a defesa tentou afastar e a bola sobrou com Martinelli à queima roupa com o goleiro, que conseguiu salvar. Aos 14, após novo lançamento na área, a bola sobrou para Keno pela esquerda e o atacante tentou o chute colocado, mas a bola acabou desviada no meio do caminho.



Aos 24 minutos, o Tricolor rondou a grande área e chegou a mais uma finalização, desta vez com André, que mandou por cima. Aos 29, Arias cruzou e Ganso cabeceou próximo ao travessão. Na sequência, rente à linha de fundo, Germán Cano mandou uma bomba na direção do gol e o goleiro espalmou. Aos 37, Ganso voltou a aparecer ao buscar o ângulo em chute da entrada da área, mas o goleiro conseguiu a defesa. Aos 39, Samuel Xavier mandou rasteiro para o meio da área e Cano dominou e bateu para nova defesa do goleiro.

SEGUNDO TEMPO

Aos 5 minutos da segunda etapa, Samuel Xavier cruzou, John Kennedy, que havia acabado de entrar, cabeceou firme e a bola subiu demais. Aos 7, o camisa 9 voltou a levar perigo em chute cruzado que balançou a rede pelo lado de fora. Aos 10, Martinelli achou Keno com espaço pela esquerda. O atacante mandou na área e John Kennedy apareceu novamente para desviar de cabeça, mas mandou para fora. Aos 15, Ganso encontrou Arias livre na área e o colombiano teve o chute bloqueado. 


O Tricolor seguiu pressionando e aos 23 minutos, Marcelo lançou a bola na área, Douglas Costa rolou para o meio e Renato Augusto chegou batendo por cima do gol. Aos 24, Martinelli arriscou de fora da área e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 31, Samuel Xavier conseguiu cruzamento perfeito para Arias, que subiu alto e, de cabeça, estufou a rede e abriu o placar. Aos 38, Douglas Costa cruzou e Cano desviou para fora. Aos 41, Renato Augusto foi derrubado na área e o pênalti assinalado. Aos 44, Arias foi o responsável pela cobrança, marcou o gol do título e fez o Maracanã explodir em festa.

FICHA TÉCNICA
Conmebol Recopa Sul-Americana - Final (Jogo de volta)
29/02/2024, 21h30 - Maracanã


Fluminense (2)
Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Santos, Felipe Melo (John Kennedy) e Diogo Barbosa (Marcelo); André, Martinelli e PH Ganso (Renato Augusto); Jhon Arias, Keno (Douglas Costa) e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.


LDU-EQU (0)
Alexander Dominguez; Quintero, Ricardo Adé, Richard Mina e Quiñónez; Zambrano (Estrada), Valverde (Villamíl), Sebastián González (Alzugaray); Piovi, Hurtado (Alex Harce) e Estupiñan (Jhojan Julio). Técnico: Adrián Gabbarini


Gols: Jhon Arias (31’ 2T) (44’ 2T) (FLU)

Cartões amarelos: Thiago Santos (FLU); Quintero, Jhojan Julio (LDU)

Cartões vermelhos: John Kennedy, Diogo Barbosa e Samuel Xavier (FLU)

Arbitragem: Facundo Tello (ARG), auxiliado por Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)


Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Lucas Merçon e Marcelo Gonçalves/FFC

https://www.fluminense.com.br/noticia/fluminense-vence-a-ldu-e-e-campeao-da-recopa-no-maracana