RESUMO DA COLETIVA
(Fonte: NossoFlu)
PRETENDE VENDER O CONTRLE DA SAF
MANO MENESES CONFIRMADO COMO TREINADOR EM 2025
FELIPE MELLO FORA DO FLUMINENSE
DIOGO BARBOSA FORA, VAI PRO FORTALEZA
JOHN KENNEDY FORA DO FLUMINENSE, EMPRÉSTIMO AO PACHUCA-MEX
FLUMINENSE FAZ PRIMEIRO CONTATO PELO RETORNO DE RICHARLYSON
INCERTEZA SOBRE FUTURO DE JOHN ARIAS
ADMITIU QUE EX TREINADOR FERNANDO DINIZ PODERIA TER FEITO ALGO DIFERENTE
INVESTIMENTO EM 2025 SERÁ IGUAL OU MAIOR QUE EM 2024
SE O INVESTIDOR TIVER INTERESSE NUMA SAF, QUE ELE MÁRIO BITTENCOURT SEJA O CEO DA SAF, AFIRMA QUE ESTÁ PRONTO
VEGGETI DO VASCO INDO PRO FLUMINENSE
https://nossoflu.com.br/noticias-do-fluminense/flu-coletiva-mario-resumo/
Mário Bittencourt abre o jogo sobre SAF do Fluminense e comenta sobre ser CEO
Fonte: Lance 16/12/2024
Em entrevista coletiva no CT do Fluminense, nesta segunda feira (16), Mário Bittencourt falou sobre o tema SAF no clube. O presidente abriu o momento "respondendo" itens de uma nota publicada pelo jornal O Globo horas antes.- Começar pelo item quatro da nota que a SAF tem que ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube. Há um equívoco. Quando formos colocar o processo de SAF em votação, ele não passa pelo Conselho Deliberativo ou Diretor do clube. A votação pra saber se o Fluminense decidirá se o clube se transformará em SAF é por uma Assembleia Extraordinária. Muitas coisas são faladas, inventadas. Quem decidirá se o Fluminense será SAF não será diretoria, mas sócios torcedores, sócios contribuintes e proprietários. O que o processo estatutário do clube já demonstra transparência. Terá que haver uma eleição. É um assunto que a gente fala em todas as coletivas. Quando tivermos uma operação concreta, vamos dar publicidade às questões financeiras, de quanto vai ser a proposta, de quem será o investidor. Não será feito de maneira rápida. E os sócios vão decidir se querem uma SAF ou não. Conselho deliberativo aprova apenas questões internas do clube.
O item 1 da nota dizia: "O BTG quer montar um fundo para investir na SAF. O banco não vai botar um real no negócio. Vai estruturar a operação, procurando investidores — de preferência entre tricolores ilustres (e abonados) interessados em entrar no negócio".
- De maneira muito transparente, eu disse que o BTG foi contratado como assessor financeiro do Fluminense para buscar um investidor. O BTG não vai botar um centavo aqui. Fui claro direto e objetivo dizendo que o BTG não foi contratado para ser o investidor. Ele foi contratado pela nossa gestão para buscar o investidor.
O item 3 da nota dizia: "Mário Bittencourt quer ser o CEO da SAF. O BTG não apoia esse desejo do presidente do Fluminense".
- O BTG não opinará sobre quem será o CEO do Fluminense. Quem decidirá, será o investidor. Chega a ser até uma questão que me assusta que as pessoas possam pensar que eu teria colocado uma condicionante nesse sentido. A SAF é um instrumento jurídico para trazer novos investimentos para o clube. Obviamente seria um contrassenso que eu fizesse algum tipo de exigência pessoal acima dos interesses do Fluminense. O processo em busca de um investidor segue. Demos uma estancada no fim do ano, porque passávamos por uma situação muito difícil e obviamente que uma queda afetaria. Tínhamos que focar única e exclusivamente em salvar o clube. Isso faz toda a diferença. Não há falta de transparência ou condicionante em ser ou não o CEO. Tem questões que são óbvias. Se a gente está aqui e quer que o Fluminense se transforme em SAF, a gente conduz o negócio.Mário trouxe também outros esclarecimentos sobre a SAF. O presidente contou que o Fluminense agora está aberto também para investidores que desejam ter o controle do clube com a compra.
- Queria dizer que em razão de movimentos que a gente percebeu do mercado, da economia mundial. A gente chegou em 2019 com uma situação muito ruim do clube. Na primeira gestão, fizemos um trabalho de reestruturação do clube. Temos o orgulho de ter três anos com salário em dia, pagando em dia os jogadores que a gente compra. Nossa dívida está equacionada. Na segunda gestão, eu disse que o sonho era conquistar a Libertadores, e conseguimos. Mesmo com o faturamento abaixo dos maiores clubes do Brasil. Por fim, a gente queria liquidar definitivamente com a dívida do passado. O melhor instrumento para se liquidar a dívida é a SAF. Não temos um investidor, mas o que temos de novidade é que na última reunião que tivemos é que a gente mandatou o banco para que também busque investidores que queriam a compra do controle. A gente entendeu aqui que tinha que abrir o leque para a possibilidade de venda de controle, porque isso pode aumentar o investimento e pagar a dívida do clube. As SAF's que mais me atraem, como a do Bahia, priorizou o equacionamento da dívida para montar times fortes. A gente autorizou o BTG a procurar investidores que queiram comprar o controle. Vamos priorizar os interesses do Fluminense. Por fim, não houve nenhuma exigência minha. O banco também não opina sobre isso.Presidente do Fluminense dá detalhes de procura por Richarlison, resposta do Tottenham e até contato por Vegetti
Fonte: ESPN 16/12/2024
Mano Menezes será o técnico do Fluminesne para a próxima temporada. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (16), o presidente Mário Bittencourt bateu o martelo sobre o futuro do comandante. E ainda revelou ter procurado o Tottenham para contratar Richarlison.
Questionado sobre reforços, o mandatário tricolor não ficou em cima do muro e falou sobre o nome do 'Pombo' e o interesse formal manifestado ao time londrino para contratar o brasileiro."Os jogadores que vocês estão ouvindo, é um momento de muita especulação, muitos nomes, não vou falar que as pessoas estão falando mentiras, não é do meu feitio. Mas o mercado fica muito aquecido, muitas pessoas oferecem jogadores, dizem que estamos avaliando... O que temos de concreto hoje, de tudo que foi falado, é que realmente manifestamos interesse formal no Richarlison. A gente sabe que é difícil trazê-lo, mas a gente acredita que, talvez, por uma questão de querer estar próximo da seleção brasileira, voltar para casa, para o clube que se destacou".
"Eu tenho uma relação muito boa com ele, criamos uma relação desde quando eu era vice-presidente de futebol quando trouxemos ele. É uma pessoa com quem me relaciono bem, entrei em contato com ele, a gente fez um primeiro documento para o clube inglês, ainda sem oferta, perguntando se havia interesse em negociar. E desde então viemos buscando esse interesse...", disse Mário, para completar.
"Posso dizer para a torcida que vamos fazer o investimento semelhante ao que fizemos na janela, em termos de milhões de reais, talvez ultrapassar um pouco. Mas não adianta a gente especular agora, os jogadores estão de férias, é difícil até entrar em contato com os jogadores... A gente deu essa missão ao nosso treinador, que queremos brigar por títulos em 2025, estamos esperançosos". Ainda sobre Richarlison, Mário disse que o Tottenham está aberto a qualquer oferta, mas, no momento, não pretende negociar o atacante. Diante disso, a diretoria tricolor buscará mais informações sobre o desejo do 'Pombo' em retornar. E o Fluminense tem o Mundial de Clubes como trunfo para atrair atletas de peso nesta janela.
"Todos os jogadores que nós pensamos em trazer aqui na gestão, sempre fomos otimistas e confiantes no que podemos oferecer, especialmente do ponto de vista de carreira. Sei que são situações distintas financeiramente, com Marcelo, Thiago, Fred... Mas acreditamos muito no projeto que podemos entregar, por estar no Mundial, entregar visibilidade. Podemos oferecer ao atleta e ao clube um projeto que ele possa recuperar seu brilhantismo, e o clube recuperar financeiramente".
"Não há negociação financeira no momento, sabemos que temos aqui também ativos interessantes, jovens que interessam a clubes estrangeiros, pode entrar como parte da operação. Não há nada de concreto, nome nenhum, mas vira e mexe clubes ingleses nos fazem consultas de jovens que nem estrearam. Temos coisas boas a oferecer, estamos pensando em muitas coisas, mas é muito embrionário".
"O Tottenham já respondeu que está sempre aberto a qualquer oferta, que é um jogador importante para eles, que estão abertos, mas momentaneamente não tem interesse em negociar. E estamos falando também com o atleta, para entender o interesse dele em voltar", finalizou.
Vegetti no Fluminense
Outro nome ligado ao Fluminense para a janela foi Vegetti, do Vasco . De acordo com Mário Bittencourt, o clube foi procurado pelo estafe do atleta, que estaria buscando novos ares.A partir deste momento, o presidente do Tricolor das Laranjeiras afirmou que recebeu uma negativa por parte do Vasco para negociar o seu centroavante.
"De maneira clara e direta, é como trabalhamos aqui, já no meio do ano, e aqui não é crítica, é trabalho do empresário. Houve uma procura ao nosso chefe de scout, no sentido de que o jogador teria interesse em buscar novos horizontes. Ali, não fizemos nenhum movimento. Agora, ao término da temporada, buscamos informações, ouvimos que o jogador tinha proposta de renovação, mas que ele estava no mercado. Eu peguei o telefone, liguei para o Vasco para ver se interesse negociar o atleta".
"Ele é um grande jogador, grande centroavante, todo grande jogador interessa, mas o Vasco disse que não tem interesse em negociar o atleta, que está buscando a renovação. Falo tranquilo, tenho certeza que o atleta não sabe dos movimentos, é trabalho do empresário buscar propostas. Como o do Diogo Barbosa, estava conversando com nós, mas buscando outras coisas, é a profissão dele. O Vasco disse que quer negociar a permanência, é um ídolo do clube, eu agradeci... Nós sempre procuramos primeiro o clube, fazemos isso com todos. Foi isso que aconteceu", finalizou.
https://www.espn.com.br/futebol/fluminense/artigo/_/id/14573447/presidente-fluminense-da-detalhes-procura-richarlison-resposta-tottenham-ate-contato-vegetti